conteúdo

INTRODUÇÃO

por Agência Nacional de Águas publicado 24/04/2019 14h52, última modificação 24/04/2019 17h23
O QUE É O FÓRUM

O Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre água do mundo, internacionalmente conhecido, organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água em colaboração com autoridades do país e da cidade-sede (no caso da 8ª edição, o Brasil e sua capital, Brasília).

O evento tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

O Evento busca reunir a visão de uma ampla gama de atores de diferentes setores (governos, empresas, organizações não governamentais, academia e sociedade civil), de forma a consolidar a temática hídrica na agenda política internacional.

O Fórum Mundial da Água, em seu conjunto, é executado em três fases: a fase preparatória, composta por um processo de três anos, o evento de uma semana e a fase de acompanhamento dos seus resultados. 

Para maiores detalhes favor visitar:
http://www.worldwatercouncil.org/en

 

FÓRUNS ANTERIORES

As cidades e países que sediaram as edições anteriores foram: Marrakesh, Marrocos, 1997; Haia, Holanda, 2000; Kyoto, Japão, 2003; Cidade do México, México, 2006; Istambul, Turquia, 2009; Marselha, França, 2012; e, Daegu e Gyeongju, Coréia do Sul, 2015. A Figura 1 apresenta a distribuição geográfica das edições do fórum e destaca que a 8º edição foi a primeira realizada no Hemisfério Sul.

 

Conselho Mundial da Água (WWC) – criou o Fórum Mundial da Água. A instituição é uma plataforma internacional multi- stakeholder, criada em 1996 por iniciativa de renomados especialistas em água e organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação com as questões mundiais da água da comunidade global.


Distribuição geográfica das edições do Fórum Mundial da Água

Voltar para o topo